Eleições 2008: Vote certo! mas antes… consulte o site Transparência Brasil

Amigos visitantes, apesar do blog Caça-Links não ser, nem de perto, ligado à publicações de artigos sobre política, não podemos esquecer que as eleições estão se aproximando, que somos eleitores, em nossa grande maioria e que, querendo ou não, é necessário termos uma consciência do que será bom ou não para o nosso país nos próximos anos, pois isso reflete diretamente em nosso bem-estar sócio econômico.

Não vivem dizendo que nós brasileiros não temos memória no momento de elegermos determinados candidatos? Assim sendo, nós encontramos uma boa dica para quem deseja recobrar a memória e acompanhar de perto os passos dos nossos políticos.

A Transparência Brasil (TBrasil) é uma organização independente e autônoma brasileira, que tem como principal objetivo a luta contra a  corrupção no Brasil. A organização foi fundada em abril de 2000 por um grupo de pessoas e organizações não-governamentais e encontra-se sediada em São Paulo.

A Transparência Brasil disponibiliza diversos publicações, serviços, ferramentas e bancos de dados para monitorar a corrupção política no Brasil, acessíveis gratuitamente pela internet, através do site Transparência Brasil. Veja os principais bancos de dados para consulta:

  • Às Claras: Banco de dados sobre o financiamento eleitoral das eleições de 2002, 2004 e 2006.
  • Deu no Jornal: Clipping de notícias ligadas à corrupção em mais de 60 jornais e revistas brasileiras, atualizado diariamente.
  • Excelências: Banco de dados sobre o histórico da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais brasileiros, além dos vereadores das capitais de estado.

Além disso possui outros relatórios da Transparência Brasil sobre o Legislativo, como:

  • As verbas de gabinete no Senado. Distribuição dos gastos informados pelos senadores como tendo sido incorridos no exercício de seus mandatos. Veja quem gasta mais com combustíveis, divulgação, aluguel de comitês etc.
  • O Senado e seus suplentes. Os suplentes de senadores não obtiveram um voto sequer em alguma eleição e no entanto “representam” estados. Veja o perfil deles.
  • Como são nossos parlamentares. Levantamento realizado no âmbito do projeto Excelências desvenda o histórico e o comportamento de todos os parlamentares pertencentes à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, a todas as Assembléias Legislativas estaduais e à Câmara Distrital de Brasília.
  • Orçamentos do Poder Legislativo. A evolução do orçamento de 2008 em relação a 2007 nas principais Casas legislativas brasileiras.
  • Os custos do Congresso. O Congresso brasileiro é o mais caro por habitante, segundo levantamento da Transparência Brasil sobre os Orçamentos do Legislativo federal em 11 outros países.
  • Custos de Assembléias Legislativas e Câmaras municipais de capitais.

Exerça bem sua cidadania! Antes de votar, informe-se, debata, entenda, pense em você, pense na sua família, pense no seu futuro, pense no seu bolso, pense na sua comunidade, pense na sua cidade… e só depois vote conscientemente!

7 Respostas to “Eleições 2008: Vote certo! mas antes… consulte o site Transparência Brasil”

  1. Angelim Ribeiro Says:

    para facilitar para as pessoas deixe o site da transparencia no comentario

  2. Excelênte esta sua iniciativa. Por mais que não seja seu assunto favorito, é de extrema necessidade pública.

  3. Sou jornalista, recém formada, e gostaria de publicar matérias com dicas sobre como avaliar um candidato, para as próximas eleições municipais.
    O veículo para o qual escrevo, precisa de linguagem direta e bem clara.
    Navegando pelo Trnasparência Brasil não consegui identificar esse link.

    Att,
    Fátima Fonsêca
    jornalismo.direito@gmail.com
    jornalismo.direito@globo.com

  4. Sou jornalista recém formada e gostaria de obter informações sobre “dicas de como escolher um candidato”. Escrevo para um veículo de comunicação que precisa ter uma linguagem clara e direta.
    Navegando pelo site Transparência Brasil, não consegui identificar nem um like desse tipo.

    Att,
    Fátima Fonsêca
    jornalismo.direito@gmail.com

  5. […] Caça- Links colocou também uma dica no post Vote certo onde você pode conhecer o pergil dos candidatos antes de […]

  6. Estou muito decepcionada com a política no Brasil. São muitas as irregularidades que os políticos cometem e geralmente ficam impunes. As “brincadeiras” que os eleitos fazem com o dinheiro público beneficiam a si e a seus correligionários e infelizmente, mesmo que se tenha provas concretas eles continuam a fazer aberrações com o dinheiro do povo. Não se cassa nenhum, sempre tem uma brechinha para que os corruptos permaneçam no poder. Será que nós brasileiros, pessoas honestas e trabalhadoras estamos condenados a permanecer vivendo com esse tipo?
    Não acredito mais em nenhum político, nem também na justiça brasileira, pois na minha concepção a justiça deveria cassar quem quer que seja que tenha cometido alguma “farra” com o dinheiro público, mas infelizmente isto está difícil de acontecer em nosso país Brasil.
    Estou deixando aqui meu desabafo e minha indignação a respeito dos poderosos do país

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: