Cidadania se pratica desde pequeno!

Há dias atrás fomos convidados para participar da campanha promovida pelo site Um Brasil de Cidadania, desenvolvido pela Ação Global do SESI. A idéia é estimular as pessoas, mostrando como cada um de nós tem colaborado seja por posts, vídeos, fotos, frases e depoimentos no que diz respeito aos seguintes temas: cidadania, caridade, voluntariado, beneficente, doações, ações sociais, ajuda ao próximo, responsabilidade social, serviços comunitários, entre outros.

Durante nossas pesquisas sobre vários assuntos para postar aqui no blog, encontrei um site que me despertou uma curiosidade enorme e a partir dela, elaborei esse post sobre Cidadania, assunto que se relaciona muito bem com a campanha Um Brasil de Cidadania.

Como todos sabem, São Paulo é uma metrópole que cresce mais e mais a cada dia, numa escala avassaladora, seja em uma questão populacional ou física. São avenidas, ruas, estradas, rodovias que nos levam diariamente de um lado para outro. Muitos andando, outros em seus carros, a grande maioria em ônibus e metrôs lotados. Ou seja, cada um cuidando dos seus próprios interesses. Em meio ao egoísmo da falta de tempo, será que cada um já parou para se preocupar em saber mais sobre a cidade onde vive e como tudo chegou até o ponto em que se encontra? Sem querer fazer discurso político, que não é a temática do blog, nem é preciso dizer que a população de forma geral está carente de muitas coisas: segurança, emprego, alimentação, saúde e por último mas não menos importante, está carente de educação e, esta carência nos leva diretamente à falta de cidadania, pois um cidadão sem educação jamais saberá o que é ser um cidadão de fato e de direito.

Cidadania é assunto para muitas discussões e conceitos mas, partindo de coisas básicas, cidadania se pratica desde pequeno, desde que aprendemos que lugar do palito de sorvete é na lixeira e não na calçada; que quando estamos para entrar em um elevador público ou privado, que temos que esperar que os ocupantes saiam primeiro antes de entrarmos; cidadania também é aprender algo sobre o lugar onde vivemos para assim nos orgulharmos de nosso país e lutarmos por ele e pela sua melhoria. Ninguém pode brigar por aquilo que não conhece, não é mesmo???

Aí vem minha curiosidade… Você mora em São Paulo e não conhece nada sobre a cidade? Já visitou algum museu? Você sabe a origem do nome da rua onde mora? Para alguns, nada importa saber dados históricos sobre sua cidade, seu bairro, sua rua. Para outros, seja por questões de pesquisa escolar ou mesmo por curiosidade, saber sobre o passado histórico do lugar onde vive pode ser algo no mínimo enriquecedor, pois cultura nunca é demais e nos embasa para nos tornarmos bons cidadãos no futuro.

Como o intuito do Caça-Links é trazer links interessantes e úteis de serviços encontrados na internet, finalizamos este post trazendo um site que o ajudará em suas pesquisas. O site Dicionário de Ruas, desenvolvido por alguns órgãos públicos, traz uma ótima fonte de pesquisa e conhecimento histórico sobre a cidade de São Paulo. Nele você poderá saber quem foi a pessoa que dá nome à rua em que você mora ou qualquer outra que queira pesquisar. Basta entrar no site, clicar em entrar e ir até o link “pesquisa”. Digite o “nome” em questão, sem colocar rua, avenida, ponte ou praça. Além disso, o site conta ainda com dados históricos que explicam o surgimento dessa necessidade de dar nomes aos locais por onde circulamos, banco de nomes, história das placas, legislação. Vale a pena, nem que seja por uma simples curiosidade, visitar o site Dicionário de Ruas.

4 Respostas to “Cidadania se pratica desde pequeno!”

  1. koé ai vim te pedir pra tu trocar meu link ta… por este Site: http://sonacachaca.com titulo: Só na Cachaça

  2. Andréia e Marcos,… boa noite!

    Muito obrigado por terem aceito a parceria tão completa. Além do ‘Caça-links’, aceitamos – felizes – que o ‘Dragontrix’ fizesse parte desse acordo. Então, os links de seus 2 blogs já estão inseridos em nossos 9 blogs (acrescemos nosso mais novo blog, direcionado para crônicas, que logo terá também um PR considerável). Espero que não se importem.

    Meus blogs (todos com PR5 e com registro no Technorati e no Blogblogs) são:

    http://poemasdeandreluis.blogspot.com/ [ Gritos Verticais – que é o meu blog principal]

    http://poeticaheretica.blogspot.com/ [ Pó(ética Herética) ]

    http://gritosverticaisdanaturezapoetica.blogspot.com/ [ Raiz de Cem ]

    http://sonsdesonetos.blogspot.com/ [ Sons de Sonetos ]

    http://prosaepoesia.wordpress.com/ [ O Poema Nosso de Cada Dia ]

    Meu blog, ainda sem PR, é:

    http://docedefel.wordpress.com/ [ Doce de Fel ]

    Há, ainda, os blogs da Rita Costa, todos com PR4, que são:

    http://almadepoesia2007.blogspot.com/ [ Alma de Poesia ]

    http://naturezapoetica2007.blogspot.com/ [ Natureza Poética]

    http://rioepoesia.wordpress.com/ [ Rio em Poesia]

    Peço o favor de avisar, assim que fizerem a correspondência em links.

    Saúde e sucesso pra vocês,… hoje e sempre!

    Mais uma vez, MUITO OBRIGADO. Grande abraço!

    André L. Soares & Rita Costa.

    direitos.autorais2006@gmail.com

    .

    .

  3. Olá pessoal, depois dêem uma passada la no Estagiando, que eu deixei algo pra vcs!😉
    Abraço!

  4. luizafurquim Says:

    Legal o toque sobre a história da cidade. Vai ser útil pro meu blog também, o ruasdesaopaulo.wordpress.com. \se tiver alguma dica, fique a vontade.

    Abs, Luiza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: