Dicas sobre mecanismos de busca

Tá… você fez um site/blog, ou pagou pra algum amigo inexperiente fazer. O site é lindo, está online e já passou uma semana e nada dele ter acesso, além dos seus amigos, da sua mãe, da sua irmã, do seu primo e até mesmo as 229 vezes que você mesmo entrou na página pra ver se alguém tinha entrado lá, só pra ver o contador de acesso mudando de numeração. Então meu amigo, é hora de você fazer um cadastro do seu site em mecanismos de busca.

Existem vários tipos de buscadores:

  • Globais: são buscadores que pesquisam todos os documentos na rede, e a apresentação do resultado é aleatória, dependendo do ranking de acessos aos sites. As informações podem referir-se a qualquer tema. Google, Yahoo, MSN são os buscadores globais mais acessados.
  • Verticais: são buscadores que realizam pesquisas “especializadas” em bases de dados próprias de acordo com suas propensões. Geralmente, a inclusão em um buscador vertical está relacionada ao pagamento de uma mensalidade ou de um valor por clique. BizRate, AchaNoticias, Oodle, Catho, SAPO, BuscaPé e Become.com são alguns exemplos de buscadores verticais.
  • Guias locais: são buscadores exclusivamente locais ou regionais. As informações se referem a endereços de empresas ou prestadores de serviços. O resultado é priorizado pelo destaque de quem contrata o serviço. Listão, GuiaMais, AcheCerto entre outras. Geralmente são cadastros e publicações pagas. É indicado para profissionais e empresas que desejam oferecer seus produtos ou serviços em uma região, Estado ou Cidade.
  • Guias de busca local ou buscador local: são buscadores de abrangência nacional que lista as empresas e prestadores de serviços próximos ao endereço do internauta a partir de um texto digitado. A proximidade é avaliada normalmente pelo cep, Donavera.com, ou por coordenadas de GPs. Geralmente os cadastros são gratuitos e apenas os destaques são pagos. É indicado para profissionais e empresas que desejam oferecer seus produtos ou serviços em uma Localidade, rua, bairro, cidade, Estado.

Assim, temos algumas boas dicas para resolver esse probleminha:

1) Encontramos um tutorial que o ajudará obter os melhores resultados nos mecanismos de busca, feito pela PUC/RJ. Para ler o tutorial clique aqui.

2) O site Cadastrar.net oferece um serviço gratuito onde você poderá cadastrar seu site/blog em 30 mecanismos de buscas internacionais de uma só vez. Para acessar o serviço entre no site Cadastrar.net, preencha os campos com sua URL e seu email.

IMPORTANTE:
No Cadastrar.net você deve cadastrar apenas a primeira página do seu site. Se tentar cadastrar todas as páginas do seu site os serviços de busca poderão cancelar seu cadastro. Alguns serviços de busca exigem o fornecimento do seu e-mail para enviar algum tipo de propaganda. Por isto é importante que não fornecer seu e-mail principal. Use aquele endereço de e-mail que você quase não utiliza mais. As buscas podem demorar de 1 a 4 semanas para cadastrar seu site.

Os mecanismos de buscas aonde seu site/blog será cadastrado são: Google.com, GooglePK, Gigablast, Google, InfoTiger, InfoTiger.com, Kel.nl, KnowBe, MSN (BCentral), Objects Search, SearchEngine, Searchramp.com, GoogleSA, SearchUK.com, SearchWho, SusySearch, SusySearch.com, Tripple.net, Verdwaald.nl, Walhello, Web-friend.com, WebSquash, WebWizard, Amfibi, WhatUseek, WhatUseek.com, Yaq.com, Zoeky.nl, AxxaSearch, BestYellow, BigFinder, CurryGuide, Debra4homes e Evisum.com.

3) Adicione seu site/blog nos buscadores que selecionamos pra você. Clique nos links a seguir e inclua sua URL gratuitamente (leia as condições de cada buscador antes de incluir): Google, Yahoo! Cadê?, MSN Live Search.

4) Encontramos dicas complementares a este post no site Info-Inside, inclusive contendo links que ajudarão aos webmasters que estão em busca de diagnósticos, estastísticas e ferramentas para seus sites.

Fontes de pesquisa: Wikipédia, Info-Inside, Cadastrar.net

Esse post faz parte do Movimento Blog Voluntário.

6 Respostas to “Dicas sobre mecanismos de busca”

  1. Bom post.
    Excelente dica essa do cadatrar net.
    Abraço
    http://info5stars.blogspot.com/

  2. Parabéns webmaster:
    Seu site tem conteúdo, informações relevantes continue.

  3. olá….
    gostaria de saber algumas dicas de links que passem relações de buscadores gratuítos e cadastro nos mesmos, ou em meta-cadastradores…
    pois fui designado a essa função e garimpar o dia inteiro para encontrar tais links é um s………….!!!!!!!!!!!!!!!!!
    agradecido pela atenção…!!!

  4. OBRIGADO FOI EXCELETE SUA DICA site http://www.gravataicomercio.com.br agradece

  5. Muito boa suas dicas, inclusive para quem estar começando e não sabe nem por onde começar teu blog é um bom lugar para isso.

    Obrigado por compartilhar conosco estas dicas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: