Mas afinal, o que é PageRank?

Olá amigos, para dar início à nossa contribuição para o Movimento Blog Voluntário que vai de hoje até domingo (27/04), vamos tratar de um assunto que hoje em dia é muito visto em páginas da Internet mas, nem todos sabem o que significa e muito menos para que serve o tal do “PageRank™”… mas afinal, o que é isso?

Primeiro vamos falar sobre o Google, para assim explicar de onde e porque surgiu o termo “PageRank™”, para depois explicarmos o que é e para que serve:

Todos, mesmo aqueles que nunca usaram a internet, em algum momento já ouviram falar do famoso e mundialmente conhecido mecanismo de busca Google. O Google mantém uma lista de bilhões de páginas classificadas por ordem de importância, ou seja, um imenso banco de dados onde cada página dessas tem uma importância na Internet, desde a página com maior importância até a página com menor importância. Essa importância se dá pelo número de votos que uma página recebe. Um voto, na realidade, é um link em qualquer lugar da Internet direcionado para aquela página. Votos de páginas mais importantes valem mais do que votos de páginas menos importantes.

Sites importantes, de alta qualidade recebem uma nota de avaliação maior, que o Google grava a cada busca feita. Naturalmente, uma página importante não significa nada se não combinar com a sua busca. Assim, o Google combina os resultados de alta qualidade com a busca que você está realizando para que o resultado seja o mais relevante possível. O Google pesquisa quantas vezes a palavra procurada aparece nas páginas e examina todo o aspecto delas (e conteúdo das páginas ligadas a ela) para determinar o melhor resultado para a sua busca.

A partir dessa necessidade de classificar a importância das páginas para potencializar a qualidade das buscas no Google, seus fundadores Larry Page e Sergey Brin criaram o sistema PageRank™, que é capaz de dar notas para as páginas na web, tornando-se a base para todas as ferramentas de busca do Google atualmente.

Uma boa unidade de medida para definir o PageRank™ de uma página pode ser a percentagem (%) de páginas que ela é mais importante. Por exemplo, se uma página tem PageRank™ de 33% significa que ela é mais importante que um terço de toda a Internet. Se o seu PageRank™ é 99% significa que ela é superior a quase todas as páginas da Internet.

Trocando em miúdos… se você tem um novo site ou blog, para que o mesmo seja conhecido, é preciso divulgá-lo, seja em parcerias com outros sites, blogs, ou através de anúncios online, banners, links, etc. Quanto maior a divulgação online, maior serão suas chances de ter seu PageRank™ aumentado.

Mas você deve estar se pergutando: Como vou saber qual o PageRank™ do site, ou do blog que acabo de criar? É simples…

Para verificar o PageRank™ de uma determinada página existem duas opções:

  • Instalar a Google Toolbar que a cada página visitada apresenta imediatamente o PageRank™ do site na própria barra.
  • Visitar sites que fornecem a cotação do site digitado. Nesse caso, existem sites que calculam facilmente o PageRank™, bastando apenas você preencher o campo URL (o endereço do seu site) para que ele calcule em poucos segundos. Nesses sites, geralmente é gerado um código que deve ser copiado e colado no seu site/blog, para que nele apareça um pequeno botão que indica o seu PageRank™ e que fica à mostra para seus visitantes. O número de classificação do PageRank™ vai do 0 ao 10, o que significa que quanto maior o número, maior a importância do seu site em relação aos outros e, isso será levado em conta nas buscas do Google, já que sites com maior número de PageRank™, vai aparecer nos primeiros lugares das buscas.
  • Veja como exemplo, o PageRank™ do Caça-Links: Page Rank Check

Seguem abaixo alguns sites que calculam o PageRank™, assim você poderá calcular o seu e deixar visível em seu site/blog:

  • Marketing de Busca – Calcule o PageRank™ de uma URL. Oferece um botão com seu PageRank™, com código em HTML, que é aceito por todos.
  • PR Brasil – Nele é possível calcular o PageRank™ de uma URL. Disponibiliza botões com seu PageRank™ com código em JavaScript para serem colocados em sites/blogs. Em caso de blog, veja antes se o que você utiliza, aceita códigos em JavaScript.
  • PR Checker – Site em inglês mas de fácil entendimento. Da mesma forma calcula o PageRank™ de uma URL e também oferece botões com código em HTML para ser usado em seu site/blog.

Vale salientar que quanto maior seu PageRank™, maior também serão suas chances de ter grandes sites como parceiros ou anunciantes, pois para estes também será muito mais vantajoso fazer parceria com você.

Toda essa mecânica, nos leva a entender que, para ter sucesso no mundo virtual é preciso estar bem relacionado, bem informado, bem posicionado, ter bons contatos, e divulgar seus “serviços/idéias” de forma a aumentar essa grande teia de comunicação que é a Internet. Usar isso de forma produtiva e positiva é o melhor caminho para alcançar seus objetivos e se tornar muito conhecido.

Fontes de pesquisa sobre Google/PageRank™: Wikipédia, Google

Se ainda não está satisfeito com as informações passadas, leia mais sobre o Google e o sistema PageRank™ no site Googlando.

Esse post faz parte do Movimento Blog Voluntário. Participe você também.

Abraços a todos!

4 Respostas to “Mas afinal, o que é PageRank?”

  1. Thiago Cruz Says:

    Ihhh…

    Meu page rank também é 4…

    Temos que melhorar, né!??!??!
    O negócio vai até 10!!!!

    Abraços,

    Thiago Cruz

  2. […] com as excelentes palavras do blog Caça Links, que fez também um ótimo post sobre o assunto e resumiu bem a obra: Toda essa mecânica, nos leva a entender que, para ter sucesso no mundo […]

  3. Parabéns pelos posts muito úteis e informativos. este é o caminho do sucesso, continuaremos seguindo-o!

  4. Bem explicadinho. Legal!!!

    Abraços
    Sol
    Meu Site: Antes de Comprar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: